terça-feira, 1 de junho de 2010

Os reflexos

Quando eu levei a Manuela na primeira consulta com o pediatra fiquei encantada quando o médico fez os testes de reflexo, principalmente quando ele a colocou para caminhar, achei a coisa mais linda do mundo.
Só que passado um tempo fui testar em casa e ela não fez mais, pensei "deve ser algum jeitinho especial do pediatra", santa ignorância! Lendo sobre os testes de reflexo, descobri que esse teste chama-se Marcha reflexa e que ele desaparece até o fim do primeiro mês...hehe, por isso não consigo mais faze-la andar..rs
São vários testes que são feitos e eles são muito importantes para saber se a criança tem algum atraso no desenvolvimento, quanto mais reflexos consegue-se observar melhor, o importante é o resultado conjunto e não isolado. Existem 6 testes de reflexos que são importantes, são eles:
Reflexo de moro-O bebê joga a cabeça para trás, estica as pernas, abre os braços e os fecha em seguida. Surge quando o bb se desequilibra ou se assusta. Some por volta do segundo ou terceiro mês
Marcha reflexa-Colocado em pé, apoiado pelas axilas, ele ergue a perna como se estivesse andando, desaparece no fim do primeiro mês.
Sucção e busca pelo seioO bebê quer sugar o que aparece pela frente, virando o rosto para o lado estimulado, esse reflexo desaparece por volta do segundo mês, quando passa a ser voluntário.
Preensão palmar e plantarO recém-nascido agarra o nosso dedo com força. Esse reflexo ocorre na mão e nos pés(ele dobra os dedinhos do pé), o da mão desaparece por volta do terceiro mês e do pé continua até o sétimo ou oitavo mês.
Tônico-cervical-Com o bebê deitado, o médico gira a cabeça do bebê para o lado, a criança tende a estender este braço e dobrar o outro. É chamado de posição de esgrimista e costuma desaparecer no terceiro mês.
Engatinhar-De bruços, o bebêestica as pernas, como se tentasse rastejar, quando alguém lhe dá apoio nos pés. Some por volta do quinto mês.
É importante também que o bebê chore nos testes, nenhum exame machuca, mas por meio do choro os médicos verificam a capacidade de autoconsolo e como ele se reorganiza emocionalmente.
Tão importante quanto ter reflexos é perdê-los, o desaparecimento dos reflexos indica que o bb está cumprindo as etapas.
Essas informações foram retiradas de uma antiga edição da revista Crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário